Vivaldia 2: dinossauros e robôs reunindo o passado e o futuro

Por Júnior Malacarne


Lembro de em certo dia, há muito tempo atrás, topar um irmão da igreja e, numa conversa descontraída, descobrir que ele também jogava videogames (PC, no caso). A empolgação sempre é grande quando encontramos alguém para conversar sobre games e compartilhar histórias. Se eu não me engano ele dizia que jogava Call of Duty naqueles dias, e quando perguntou sobre meus gostos eu disse que gostava muito de games de plataforma 2D, e que eram os meus favoritos. Não lembro exatamente de suas palavras, mas lembro que ele então quis dizer algo como se esse estilo estivesse obsoleto.

De lá para cá como foi bom descobrir vários games de plataforma 2D ou 2,5D sendo lançados ao longo do tempo, várias pérolas dos games para mostrar que esse estilo não está morto. Para alguns pode até parecer que esse estilo estava com os dias contados com a evolução da tecnologia dos games, especialmente os gráficos 3D. Mas podemos ver que o velho continua sendo novo, que o passado se mistura ao futuro.

E nessa onda queremos falar um pouco sobre um lançamento recente bem interessante: Vivaldia 2.


Quando eu li a notícia de que estava sendo lançado um jogo de plataforma 2D no estilo 16 bits do Super Nintendo, meus olhos brilharam e eu corri para ver do que se tratava. Como eu disse, Plataforma 2D ou 2,5D é o meu estilo favorito. E quando eu vi que estava de graça na Steam, eu logo baixei para jogar.


Confesso que não conheço e nunca ouvi falar nessa franquia. Em uma rápida pesquisa vi que se trata de um jogo desenvolvido pela Porcelain Fortress e publicado pela Vivaldi Technologies, equipe desenvolvedora do navegador Vivaldi. Ao que parece, é uma sequência de um jogo de temática futurista que era jogado neste navegador (taí uma opção para pesquisar e conhecer também).


Sobre o enredo, Vivaldia é transportada para um Vale Perdido, onde enfrentará dinossauros e robôs, entre selvas, campos de lava e pântanos para salvar a Terra do vilão Robot Overlord.




Ao iniciar a gameplay, percebe-se uma jogabilidade simples: você controla uma protagonista feminina que anda, agacha, pula, atira, escala paredes específicas e se pendura em cordas, além de subi-las e descê-las. São muitas plataformas para explorar, moedas e itens para coletar, no mais clássico estilo dos games de plataforma consagrados que conhecemos. Mas não percebi ainda power-ups, colecionáveis, ou algo do tipo, deixando a jogabilidade bem simples. Mas por outro lado vi alguns lugares para explorar que ainda não consegui alcançar, o que não deixa o game tão simples assim.


A ambientação do jogo é formidável: com um estilo de arte de desenho bem peculiar e bonito, a protagonista feminina conserva três corações e vidas infinitas para percorrer 15 fases em uma espécie de vale de dinossauros misturado com uma temática de robôs meio cyberpunk. Você encontra no mesmo lugar dinossauros comuns no fundo do cenário, plantas carnívoras que te atacam mas que você não consegue atacar e robôs-dinossauros ou robôs comuns que te atacam e que você consegue ou não atacar, apenas com tiro, além de armadilhas como lâminas e raios elétricos. Pelo menos os primeiros níveis não possuem chefe, mas imagino que a coisa vai ficando mais difícil a medida que você vai avançando.



É isso pessoal, Vivaldia 2 é uma ótima experiência, um tanto quanto nostálgica, além de bem acessível, para manter vivo esse estilo de games que tanto nos encantou na infância e adolescência e que está mais vivo do que nunca: o estilo de plataforma 2D. E até mesmo em seu enredo parece trazer essa intenção: trazer a lembrança do passado para o futuro, através da mistura de dinossauros e robôs. Vale a pena jogar!


Vale a pena também pensar em como podemos no nosso dia a dia equilibrar as coisas antigas e as coisas novas, para que o fascínio com uma ou outra não nos leve ao abuso e idolatria. Além de que também é bom pensarmos em sempre manter o respeito e consideração entre as pessoas das gerações mais velhas e das gerações mais novas.

Mas falando em dinossauros... vocês já conhecem a nova edição da revista Muito Além dos Videogames que traz vários jogos com a temática dos dinos? Está sensacional, corre lá e garanta a sua. Acesse: 

https://youtu.be/_g7hnGRJaQ4?si=bnj61_G7QDqoEfKh


Revista Muito Além dos Videogames #9

Compre aqui na Amazon


Comentários (0)


Deixe um comentário