Uma Grande Aventura - Parte 1: TRINE

Autoria: Júnior Malacarne

Imagens: Internet


    Um horizonte à frente. Uma vasta e densa floresta. Um deserto cruel. Um castelo sombrio. Uma jornada incerta que o espera, apesar de você não saber o que o espera. O que você pensa ou sente quando se depara com uma aventura? Ela costuma despertar um senso de coragem em meio ao medo, um senso de força em meio a incerteza. A aventura costuma ter um fim almejado, mas o caminho… este sempre vem cheio de surpresas e desafios.


    São muitos cenários e enredos que trazem aventuras de tirar o fôlego. São muitos formatos que trazem histórias com aventuras inspiradoras: desde filmes, séries, desenhos animados, revistas em quadrinhos e até, é claro… os games! Bem, eu sempre fui aficcionado por histórias de aventura, especialmente nos videogames. Esse meio tem uma bagagem riquíssima desse estilo, que se formos abordar a fundo, ficaríamos a vida inteira sem esgotar o assunto. Mas eu quero trazer uma pequena série de artigos aqui no blog para falar sobre jogos de aventura e espero que vocês gostem. 


Um bom e belo jogo de Aventura e Fantasia


    Dentre as histórias e jogos de fantasia, um subgênero que sempre chamou muita atenção foi o de fantasia, geralmente com ambientação medieval e enredos de magia e luta do bem contra o mal. E uma franquia de  jogos que eu acho que representa bem esse estilo é Trine. Para quem cresceu na era de ouro dos jogos 2D nos videogames, sabe que o gênero de aventura floresceu muito nessa época com ótimas franquias de plataforma com rolagem lateral, e essa é uma das razões que escolhi especificamente o jogo Trine (sim, agora estamos falando do primeiro da série) para iniciar a nossa série de artigos: é um jogo de fantasia, de plataforma com rolagem lateral e com belos gráficos… ops, já entreguei outra razão da minha escolha.




Uma grande aventura de fantasia te aguarda em Trine, pode ter certeza


    Trine é um jogo de aventura de plataforma com toques de RPG que traz todos aqueles elementos clássicos de fantasia que nos enlevam: florestas e bosques, castelos e masmorras, espadas, flechas, poções mágicas, inimigos ferozes, etc. E qualquer análise sobre o jogo comete um crime grave se não destacar os seus belíssimos gráficos, que encantaram à primeira vista este que vos escreve com seus efeitos de luz, água, fogo, texturas de árvores, folhas, construções e ruínas, etc., além de impressionar pelo fato de trazer o antigo estilo Side-Scrolling com gráficos tão bonitos.




Trine tem ou não tem gráficos deslumbrantes de cair o queixo?


    O jogo foi desenvolvido e produzido pela Frozenbyte e lançado para várias plataformas como a primeira versão para Windows e PS3 (2009), OS X (2010), Linux (2011), a versão Enchanted Edition para computadores e PS4 em 2014, para Wii U em 2015 e para Switch em 2018. Os modos de jogo são single-player e multiplayer cooperativo local e online.


    Trine é daqueles jogos ambientados em cenários de fantasia medieval. Os jogadores controlam três personagens distintos - uma ladra chamada Zoya, um cavaleiro chamado Pontius e o mago Amadeus - cada um com habilidades únicas que devem ser usadas para resolver quebra-cabeças e combater inimigos. E o mais interessante é que, atrelado ao enredo do jogo, está a possibilidade de alternar entre os três personagens a cada momento da jogabilidade (se eles estiverem “vivos”, é claro). Você pode contar com Amadeus para criar e manipular objetos que o auxiliarão na resolução de puzzles, com Zoya que usa um arco para atacar inimigos com flechas e para atirar um gancho com uma corda em que ela se pendura para acessar diversos locais, e com Pontius que possui espada e escudo que são ótimos para momentos de combate.




Não se iluda com os belos gráficos de Trine: você tem muitos inimigos para derrotar, puzzles para resolver e habilidades para desenvolver


    E além disso o jogo traz muitos puzzles para resolver utilizando de física realista e elementos do cenário. O jogador também precisa coletar itens como corações para reparar a saúde, poções para aprimorar as suas habilidades e para acumular pontos de experiência que aprimoram as suas armas, além de itens especiais escondidos em baús ao longo das fases. No caminho o jogador encontra vários obstáculos, armadilhas e inimigos como esqueletos, morcegos e dragões.


    Sobre o enredo, o jogo se passa em um reino arruinado e abandonado. Após um longo período de paz, o rei morre sem deixar um herdeiro, mergulhando o reino em instabilidade política. Aproveitando o caos, um exército de mortos-vivos surge e ataca, forçando os habitantes a abandonarem o reino. Nossos heróis acidentalmente se unem ao tocar um artefato mágico chamado… Trine! Eles ficam presos em um único corpo, coexistindo em uma única entidade e precisam trabalhar juntos para resolver quebra-cabeças, combater inimigos e restaurar a paz no reino, enquanto tentam desfazer o feitiço que os uniu, procurando três artefatos perdidos que, além de ligarem os fatos relacionando o antigo rei com o exército dos inimigos, podem finalmente separar seus corpos quando os artefatos forem unidos.




3 em 1: os protagonistas unidos acidentalmente terão que cooperar a todo momento para livrar o reino do mal e poderem encontrar a liberdade


Conclusão 


    As histórias e os jogos de fantasia, se usufruídos com o devido discernimento, podem ser muito bons para exercitarmos a nossa imaginação e despertar em nós a contemplação e o deslumbramento, devido às metáforas que trazem, nos ajudando a enxergar que o mundo é mais do que a matéria e a natureza física que vemos, e até mesmo mais do que as convenções sociais que nós humanos criamos.


    Este "algo a mais" não são de fato magias e afins, mas sim valores e virtudes transcendentes e principalmente a realidade e a ordem cósmica criada por Deus e revelada a nós em justa medida na Sua Palavra.


“O Senhor com sabedoria lançou os fundamentos da terra; com inteligência estabeleceu os céus. (...) Meu filho, que estas coisas não se afastem dos seus olhos; guarde a verdadeira sabedoria e o discernimento.” (Provérbios 3:19, 21).


“Pois nele (em Cristo) foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste.” (Colossenses 1:16-17).




Jogos e histórias de fantasia como Trine podem trazer ótimas metáforas para a nossa vida


    O foco das metáforas de Trine, e que podemos trazer para a nossa vida, está na luta contra o mal que invadiu o reino terreno, através da cooperação constante entre três corajosos heróis, cada qual com sua característica e habilidades próprias. E o jogo traz isso através de belíssimos gráficos, física realista e criativos quebra-cabeças. Vale à pena conhecer e jogar!


Comentários (0)


Deixe um comentário