Uma Corridinha – parte 1: GRID (2019)

Uma Corridinha – parte 1: GRID (2019)


    Olá pessoal! Estamos juntos novamente e eu te pergunto: como você iniciou 2024? Eu sei que muitos já começaram “na correria”. Bem, aqui no blog da revista Muito Além dos Videogames começamos “pisando fundo”, em um sentido mais animado da expressão!


    Conduzir um veículo em movimento, direcionando-o com as mãos, controlando sua velocidade com os pés, é uma sensação que considero muito prazerosa (sem entrar no mérito dos estresses que passamos no trânsito...). Mas é claro que é bom ser prudente e respeitar os limites para o bem próprio e dos outros. Então, para quem não é piloto profissional, os videogames nos dão possibilidades bem variadas de simular opções de direção que talvez nunca experimentaremos na vida real, como corridas de carros, motos e karts, em autódromos, vias urbanas, estradas de asfalto, cascalho ou terra, corridas de demolição, de batalhas, carros que voam… ufa, são inúmeras possibilidades que podem trazer ótimos momentos de diversão. E com isso vamos começar uma pequena série sobre alguns games de corrida e boas reflexões que eles podem nos trazer.


    Apesar de eu não ser um expert, sempre gostei de jogos de corrida e, depois de ficar alguns anos sem poder acompanhar a evolução dos consoles e PCs, consegui recentemente “pôr a mão” em um game das novas gerações cuja franquia eu já vinha namorando há um certo tempo através de vídeos e fotos, fascinado com os gráficos e possibilidades que ele trazia: GRID (2019), para PC/Steam.



Pisando Fundo!





    GRID é uma série de jogos de corrida distribuída pela Codemasters, que é famosa pelos seus games de Rally e de Fórmula 1. Vindo da antiga franquia TOCA, foi reformulado com o nome GRID na 7ª geração de videogames e conquistou muitos fãs pela sensação de imersão e realismo que entregava e uma boa diversidade de estilos de carro e estilos de corrida em um mesmo jogo. GRID (2019) foi um reboot da série que teve o modo história reformulado mas não agradou muitos fãs pois a jogabilidade saiu um pouco da pegada de simulação de corrida que tinha antes, caminhando agora para uma pegada mais arcade, mais “facilitada”. Bem, apesar de eu não ter jogado os jogos anteriores, posso dizer que este jogo me agradou muito pois eu também “sou mais arcade” em games de corrida e encontrei nele uma boa opção de jogo de competições legais que simula a carreira de um piloto de verdade, sem nuances muito pesadas de jogos de simulação, e ao mesmo tempo sem coisas como voar com carros, correr da polícia, bater e explodir ou coisas espalhafatosas do tipo, costumeiras dos jogos arcade mais populares (sei que cada estilo tem sua hora e seu lugar, mas eu pessoalmente sentia falta de uma opção mais séria como essa).


    GRID Legends é o mais novo lançamento da franquia, que está nas mãos da Eletronic Arts agora. Ainda não joguei mas dizem que caminha ainda mais para o estilo Arcade. Mas penso que dá pra eu aproveitar o GRID (2019) por um bom tempo ainda. Você já jogou algum jogo da franquia? Conta para nós nos comentários!

Tira o Pé...





    Bem, nessa vida corrida que levamos, onde tudo parece ser uma tomada de tempo (tudo concorrendo pelo nosso tempo e pela nossa atenção), precisamos aprender a desacelerar um pouco para poder dar valor às coisas mais importantes como Tempo Devocional com Deus, Tempo em Família e o Deslumbramento da Criação.


    Há um salmo na Bíblia em que o compositor diz a Deus: “Tudo passa rapidamente, e nós voamos. (…) Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” (Salmos 90:10b, 12). “É preciso saber viver”, diria o cantor. Mas para isso precisamos parar para ouvir a voz do autor da vida nos ensinando a viver de verdade, no decorrer do nosso tempo.


    Mas uma aceleradinha nos games de vez em quando também é bom para distrair e divertir, principalmente entre amigos e comunidade, além de ser uma boa opção de entretenimento saudável para aproveitar a passagem do nosso tempo com mais leveza!


    Espero que tenham gostado do post de hoje. Fiquem atentos que este é apenas o primeiro da nossa série sobre games de corrida. Nos vemos em breve!


Comentários (3)

Carlos Magno

03 Janeiro, 2024
Parabéns! Ótima e suave reflexão. Aguardando a próxima parte.

Cleber Martins

03 Janeiro, 2024
Fala Malacarne. Show...

Júnior Malacarne

03 Janeiro, 2024
Muito obrigado amigos!

Deixe um comentário