Shadow of the Colossus — Obra prima

Shadow of the Colossus é um jogo Ação & Aventura desenvolvido e publicado pela Sony Computer Entertainment. Lançado originalmente em 18 de outubro de 2005 para PS2, foi portado para PS3 e ganhou um remake para PS4.


Wander (é o nome atribuído a ele pelos jogadores, já que ele não revela seu nome no jogo) é um rapaz que adentra uma terra proibida a fim de ressuscitar Mono, uma garota que lhe é muito cara. Ele busca a ajuda de Dormin, uma poderosa e misteriosa entidade que promete realizar o desejo do jovem andarilho se ele, por sua vez, derrotar 16 colossos. Wander aceita a missão e parte em companhia do seu cavalo, Agro, em busca do seu objetivo.

Considerado por muitos o melhor jogo do PS2 e um dos melhores já feitos, Shadow of the Colossus fascina pela sua grandiosidade, pelo enredo intrigante e pelo ar de mistério que paira durante todo o game. Não há inimigos espalhados pelo mapa, exceto os 16 colossos que devemos enfrentar, um mais belo que o outro. Cada um com suas particularidades, forças e fraquezas. Passamos pelos mais diversos tipos de territórios para derrotar os gigantes e a cada minuto de gameplay a sensação de curiosidade e de solidão é aumentada.



Considerando que o game foi lançado para PS2, Shadow of the Colossus impressiona em tudo que faz. Os controles são refinados, a movimentação de Agro, o cavalo, é impressionante. Avistar cada um dos colossos, especialmente pela primeira vez, é uma experiência de cair o queixo. Eu sempre costumo dizer que a primeira vez que fiquei extasiado ao jogar um video-game foi em Shadow of the Colossus.

Nem é preciso dizer que, para a época, os gráficos eram maravilhosos e já davam um vislumbre de uma próxima geração. A trilha e efeitos sonoros seguem o padrão de qualidade da SIE e bugs são quase inexistentes, mostrando um ótimo refinamento. Por ter um mapa gigantesco e praticamente vazio, a sensação de solidão pode passar a ser enfadonha com o tempo e os momentos em que nos sentimos perdidos, sem saber por qual caminho seguir são frequentes.

Este é um clássico exclusivo da Sony que ganhou um remake incrível recentemente. Se não teve a oportunidade de jogar no PS2 ou no PS3, sugerimos que caia de cabeça nessa versão modernizada deste incrível jogo e tenha uma experiência única.

Nota: 90 | Obra de arte

* Artigo publicado originalmente no blog: Hey, listen! Shadow of the Colossus - Uma obra prima! 


Comentários (0)


Deixe um comentário