Portes de jogos de arcade que gostaríamos que tivessem saído para os nossos consoles caseiros

Olá meus amigos amigas, leitores e leitoras aqui do nosso Blog, como estão?

 

   Espero que bem. Hoje me senti inspirado a escrever sobre um fato curioso que estava pensando esses dias.

 

   Sabe quando você ia nos fliperamas e pensava: Que legal seria se esse jogo saísse para o Super Nintendo, Megadrive ou outro videogame que você tinha em casa? Pois bem, é sobre isso que vou falar hoje: Portes que queríamos que tivessem saído mas que infelizmente não saíram para consoles caseiros.


   A Capcom nos presenteou com incríveis portes caseiros não só para os consoles 16 Bits, como 32 Bits também e posteriormente com as suas belíssimas coletâneas que saíram para o PS2, PSP dentre outros. Jogar em casa um porte de Street Fighter 2, seja qual for a versão no nosso Super Nintendo ou Megadrive era incrível. Capitão Commando, Knights of the round, enfim... Mas as suas rivais SNK e Konami não ficaram para trás. Essas 3 empresas faziam parte da “elite” digamos assim, do mercado de arcades quando se tratavam de jogos de luta e brigas de rua (beat em ups). Talvez a Tecmo pudesse ser considerada a quarta, apesar de ter o seu auge mais concentrado nos anos 80 (minha opinião).


  A SNK/ADK nos entregou portes caseiros de respeito também, como Samurai Shodown, World heroes  1 e 2 (eu sinceramente prefiro o 2), Art of fight, Fatal fury 1, 2 e Special e por aí vai. A Konami por sua vez, não desenvolveu jogos de luta (até onde eu sei, pelo menos na época) mas foi a responsável por criar vários briga de rua de respeito e portá-los, ou pelo menos criar uma versão para os consoles caseiros. Ainda lá no Nintendinho e famiclones temos os jogos da querida franquia das Tartarugas Ninja e o jogo em questão é o 3 arcade que, consegue adaptar de forma simples, as mecânicas e level design das fases. Depois, já na geração 16 Bits fez porte do quarto jogo da franquia, o Turtles in time. Também nos presenteou com portes caseiros de Sunset Riders para o Super Nintendo e Megadrive e provavelmente, outros jogos não tão famosos.


   Mas é fato que, mesmo com esses portes, sempre vai ter esse ou aquele jogo famoso do arcade que vamos dizer: Porque a empresa não fez porte desse jogo para os consoles caseiros na época? Ia ser sucesso na certa e vender muito, em qualquer lugar que fosse distribuído. Os dois exemplos mais fortes que me lembro hoje são Cadillacs e dinossauros da Capcom e Wild West C.O.W.-Boys of Moo Mesa da Konami. O primeiro foi sucesso garantido e teve um desenho que passou no Band Kids. A Capcom já tinha feito tantos portes bons, não custava fazer esse. Já imaginávamos que teriam cortes em vários pontos, isso é normal, visto que um console 16 Bits não suportaria todos os gráficos e animações...mesmo assim fez falta. Wild West C.O.W.-Boys of Moo Mesa é aquele tipo de desenho que não foi produzido para a minha geração que nasceu no início dos anos 80, mas que cativou as crianças com a faixa etária do meu irmão (de 6 até uns 9 anos eu acho) que nasceu no final da década de 80. Para ele e para quem nasceu no início dos anos 90, este foi um desenho muito bom. Até eu mesmo, já pré-adolescente e sendo 7 anos mais velho que ele gostava de assistir. A Konami deixou a desejar, por não ter feito porte para SNES e Mega desse também. Estes são apenas 2 exemplos de vários que poderiam ser citados de várias empresas que perderam de faturar milhões se tivessem lançados seus portes quando os seus jogos estavam no auge do sucesso.
   Pensamos muitas vezes que algo (como um sonho de conquista por exemplo) é um pensamento único e exclusivamente nosso e, muitas vezes acabamos descobrindo que estávamos redondamente enganados. Numa busca rápida no Google imagens descobri artes de fãs que gostariam que tivessem saído os mesmos portes. Confere aí algumas das belíssimas artes que o pessoal fez:
 

  
   O mais engraçado é que, quando pensei em escrever essa matéria falei para mim mesmo: “Vou ter que fazer as minhas próprias Devian arts”. Hahahah, como eu estava enganado. Eles fizeram um ótimo trabalho ilustrando como poderiam ser as capas dos jogos em questão.
   Eu gostaria de deixar aqui 2 menções honrosas (de várias que poderia ter citado) de jogos que não pertencem aos estilos briga de rua ou luta que tiveram belos portes para os consoles caseiros que são: Space Invaders da Taito e Sonic Wings (ou Aero Fighters) da vídeo System. Ambos são considerados jogos de navinha e receberam belos portes para vários consoles. Space Invaders possui ótimas coletâneas lançadas para vários consoles também. Os links do site onde encontrei cada imagem estarão aqui abaixo na descrição se quiser conferir e baixar ok?
   Se você leu até aqui o meu muito obrigado de coração, que Deus abençoe grandemente a sua vida. Perdão se encontrou algum erro, pode comentar. Ou se não gostou de algo, saiba que temos opiniões diferentes, mas vida que segue. Se quiser, deixe uma sugestão de matéria aqui embaixo nos comentários. Até a próxima, valeu!!!
 

https://www.deviantart.com/patomite/art/Cadillacs-And-Dinossaurs-MEGADRIVE-FRONT-COVER-979183934
https://www.deviantart.com/tommydyrdek/art/Cadillacs-And-Dinosaurs-SNES-Version-Frontal-570518105
https://www.deviantart.com/perualonso/art/Wild-West-C-O-W-Boys-of-Moo-Mesa-Sega-Genesis-704131531
https://www.deviantart.com/perualonso/art/Wild-West-C-O-W-Boys-of-Moo-Mesa-SNES-704132172


Comentários (0)


Deixe um comentário