Os Quarenta (e um) anos da Capcom

Autoria e Edição: Júnior Malacarne

Revisão: Sammis Reachers

Imagens: Internet


    Olá pessoal, tudo bem?!


    Essa semana é muito especial para nós gamers. Nós recordamos da grande desenvolvedora de jogos que marcou nossas vidas, que foi a Capcom, e aqui no nosso blog estamos lembrando dos seus quarenta anos (tardiamente eu sei, pois nesse ano de 2024 ela já está fazendo quarenta e um, rsrs).




Capcom é a casa e o palco de diversas franquias de games que marcaram nossa história


    A Capcom se pôs como desenvolvedora e publicadora de jogos em 11 de junho de 1983. Dali para frente se tornou a casa de grandes franquias conhecidas e amadas no mundo todo (para não dizer “palco” de grandes franquias né, pois cada jogo seu é um verdadeiro espetáculo). Ela fez escola nos Arcades, criando e lançando jogos originais que ditariam o rumo da indústria e da cultura, especialmente com suas placas CPS. Também fez ports decentes para as gerações 8 e 16 bits, além de licenciar nomes de peso da Marvel e da Disney, por exemplo, nessa época. Com a ascensão das novas gerações de consoles que já usavam mídias de CD, DVD e digitais, emplacou grandes títulos como Resident Evil, Dino Crisis, Devil May Cry, Monster Hunter, Ace Attorney e outros. E quando os Arcades pareciam começar a descer a ladeira da glória, fez o extraordinário de lançar Crossovers de luta entre seus personagens originais e da Marvel até que trouxe (ou permitiu...) o encontro que todo moleque frequentador de fliperamas na década de 90 sonhava em ver: Capcom vs SNK.




Capcom Arcade Stadium: plataforma digital da empresa onde podemos jogar seus clássicos de Arcade.

Quem aí que não gastou várias fichas nos fliperamas com os seus jogos?


    Quem não tem lembranças da infância e adolescência jogando alguma das dezenas de versões de Street Fighter, seja no arcade ou nos consoles? “Dá hadouken Ryu”! Quem não lembra do sangue quadrado de Resident Evil no primeiro Playstation? Quem não gastou várias fichas ou continues nos fabulosos beat ‘em ups da casa do Capitão Comando? E não podemos deixar de falar também em Mega Man. Só tem jogaço!


    Pois a Capcom também foi generosa conosco e nos deu um presente muito nostálgico no ano passado, ocasião em que fez seus quarenta anos. Nos presenteou com um site comemorativo, que se apresenta como uma cidade, a “Captown”. Essa cidade cartunesca conta com várias referências e easter eggs, com personagens seus “passeando” pelas ruas e os seus “endereços” são links para acessar vários materiais da empresa. Lá você encontra a história da Capcom; portais e links para conteúdo sobre algumas franquias da empresa, como Resident Evil, Devil May Cry, e os seus famosos jogos de luta e de arcade; um museu virtual com exposições de artes originais de desenvolvimento dos jogos e uma seção muito especial que queremos destacar aqui.




Captown: um passeio pela “cidade” da Capcom, que está cheia de referências aos seus jogos clássicos


    No endereço chamado “Jogos Retrô” você simplesmente encontra um link para uma seção onde pode jogar vários jogos antigos da empresa nativamente pelo navegador. Isso mesmo! Todos os jogos disponíveis são de Super Nintendo ou Nintendinho e cada um tem tanto a versão japonesa quanto a versão americana. A seção mostra também imagens dos cartuchos originais e também dos manuais dos jogos! Quando estávamos estudando esse material encontramos os seguintes jogos disponíveis para jogar:


- Street Fighter 2 (SNES)

- Super Street Fighter 2 – The New Chalengers (SNES)

- Street Fighter Alpha/Zero 2 (SNES)

- Destiny of An Emperor (NES)

- 2010 Street Fighter (NES)

- Magic Sword (SNES)

- Mega Man (NES)

- Mega Man 2 (NES)

- Mega Man X (SNES)

- Final Fight (SNES)

- Final Fight 2 (SNES)

- Captain Commando (SNES)

- Breath of Fire (SNES)

- Breath of Fire 2 (SNES)

- Ghosts ‘n Goblins (NES)

- Super Ghouls ‘n Ghosts (SNES)


    Ao que parece, a Capcom se reserva a alterar ou a limitar esse catálogo a depender de… bem, não sei o porquê, mas quando fui conferir de novo, a lista de jogos disponíveis estava reduzida (rsrs).


    Nós da equipe Muito Além dos Videogames gravamos um quadro “Resenha dos Jr’s” falando sobre a Capcom, sobre esse site comemorativo e sobre os jogos retrô que estavam disponibilizados, batendo um papo e lembrando várias memórias que temos jogando os jogos da empresa. Assiste lá no Youtube, você vai gostar!




Os Beat ‘em Ups eram o carro chefe da Capcom em tempos áureos


    É isso aí pessoal, se você tem uma boa lembrança com os jogos da Capcom não deixe de comentar aqui com a gente! E, se Deus permitir, que venham mais quarenta ou muitos anos ainda de ótimos games publicados por essa grande empresa. Parabéns Capcom!


Comentários (2)

Brener Pereira Borges

15 Junho, 2024
Só de ver essa logo da CAPCOM já enche meu coração de nostalgia. Nunca esqueço que é da capcom o primeiro rpg que consegui jogar quando era criança, o Breath of Fire 3. Coloquei um dicionário de inglês ao meu lado e fui embora kkkkkk É da capcom também minha franquia de luta favorita de todos os tempos, Street Fighter, à proposito, só jogo de Ryu kkkkk Enfim, são muitas memórias boas que essa logo me causa. Parabéns pelo post! Muito bom! Grande abraço!

Gladstone Freitas

15 Junho, 2024
Eu vivi os fliperamas do fim dos anos 80 até o começo dos anos 2000. O sentimento da época de evolução, glória e decadência dos fliperamas ecoa até os dias de hoje. Excelente post!

Deixe um comentário