O DESCONHECIDO JOGO AL UNSER JR. ROAD TO THE TOP PARA SUPER NINTENDO

 A biblioteca do SNES/Super Famicom nunca para de me surpreender. 

 O ano era 2020. Eu estava explorando um pack de roms recém baixado. Exatamente no dia 26 de dezembro, carreguei no emulador um jogo de corrida que me chamou atenção logo de cara. Fui pesquisar um pouco sobre o game e acabei conhecendo a carreira de um dos maiores pilotos da história do automobilismo internacional, o Alfred Unser Junior.

Para a maioria de nós brasileiros, este piloto não era tão conhecido. Para fãs da velocidade, ele tinha sido um fenômeno.  Al é um dos apelidos de Alfred Unser Jr. também conhecido como “Little Al”, “Al Junior”, ou simplesmente “Junior”.  Ele é um piloto de corridas estadunidense. Acumulou títulos no campeonato de kart e também foi duas vezes campeão das 500 Milhas de Indianápolis, em 1992 e 1994. Inclusive nas 500 milhas de Indianápolis, ele correu contra Emerson Fittipaldi em 1989. Ficou em segundo perdendo apenas para o brasileiro.

   Ele também foi o vencedor absoluto das 24 horas de Daytona de 1986 e 1987. Foi campeão do campeonato Can-Am no ano de 1982, uma disputa já extinta.

   O piloto acumulou 34 vitórias e 88 pódios nos campeonatos de KART e IndyCar. Seu pai, Al Unser, seus tios Bobby e Jerry e seus primos Johnny e Robby também são pilotos.

O jogo recebu o nome de “Al Unser Jr Road to the top” e ele foi em lançado novembro de 1994, provavelmente para homenagear o Bi campeonato do piloto nas 500 milhas de Indianápolis. Foi desenvolvido pela Radical Entertainment, publicado pela Mindscape e licenciado pela The Software Toolworks para o Super Nintendo. Teve como compositor das músicas Marc Baril.

O jogo apresenta algumas opções de jogo interessantes. Pode ser para um ou dois jogadores. Tem um modo de praticar, para que o jogador possa treinar qualquer fase do jogo, com exceção da final, e optar por um dos três pilotos de teste. Eles possuem características diferentes de aceleração, freio e velocidade.

   Quando comecei a analisar este jogo notei algumas características bem interessantes que me chamaram a atenção:

   Como o piloto participou de modalidades diferentes ao longo de sua carreira, o jogo possui 4 modos de corrida com veículos diferentes e cada um com a sua jogabilidade própria. Isso mesmo, é um jogo de corrida 4 em 1 para Super Nintendo. Até hoje, o único jogo de corrida do console que pode nos proporcionar essa experiência devido as limitações dos jogos 16 Bits!

   Começamos pela categoria Go karts, depois passamos para o snowmobiles, que são as motos de neve, logo abaixo a categoria Iroc´s, que foi derivada da stock car, e por fim, a categoria da Indy cars. O jogador tem que progredir passando por cada categoria. Se o jogador for bem, seu desafio final é levar Al Unser Jr. ao evento final em Vancouver, British Columbia, Canada. As corridas de kart se passam nos Estados Unidos, enquanto que as de moto de neve estão presentes na parte simulada de inverno do jogo. Competindo na Stock Cars da IROC, o jogador ganha experiência para os veículos mais rápidos da Fórmula Indy.

   Outro fato interessante, são as dicas que o piloto dá antes de jogarmos cada modalidade, algo que me lembra a nossa querida hack Ayrton Senna onde o piloto nos dá dicas sobre a pista. Hack essa que foi feita em cima de um jogo do Nigel Mansell, um dos rivais de Senna.

   Confesso que o jogo não tem os gráficos mais bonitos que já vi no SNES e que o efeito mode seven deixa as laterais da pista com os pixels zoados, mas isso não diminui o fato de termos um jogo de corrida 4 em 1 para o SNES.

   Ao olhar para este jogo me lembrei na hora de um outro game de PS1 chamado All Star Racing 2, no qual podemos correr em categorias diferentes, cada uma com seu veículo próprio.

   Tanto na categoria Go-Karts como na Iroc´s temos manchas de óleo ou água na pista que nos fazem perder o controle do veículo e acabamos rodopiando. Já nas categorias Snowmobiles e Indy cars não temos obstáculos.

   Mas cuidado, se o carro for para o acostamento ele fica lento e pesado demorando pra sair, o que nos faz perder algumas posições.

   Minha categoria favorita foi a Snowmobiles, pois além da jogabilidade, gostei dos cenários de neve e do efeito paralax que mesmo usado com simplicidade cumpre o seu papel.

   Imaginem se esse piloto fosse popular aqui no Brasil e se esse jogo fosse colocado naqueles cartuchos piratas que vinham de 3, 5 e muitas vezes até 7 em 1, com certeza teria feito um enorme sucesso, se é que isso poderia acontecer, pois o armazenamento de memória desse jogo é simplesmente surpreendente.

Minha nota geral para o jogo é 9. Os gráficos são medianos, a jogabilidade também, mas a cereja do bolo está no fato de termos um jogo de corrida 4 em 1 para o Super Nintendo, algo realmente impressionante e até então, até onde eu sei, única para o console. Jogo com qualidade assim em console só me recordo de dois. O All Star Racing 1 e 2 de PS1, que foram os primeiros jogos que vi com diversas modalidades de corrida e meu querido Fórmula One built to win para NES, que é mais surpreendente ainda por fazer o mesmo, só que para um console 8 Bits. Muito provavelmente os gráficos foram sacrificados para que pudéssemos ter essa experiência no console, 4 categorias diferentes, cada uma com seus veículos e pistas próprios. Lá no meu canal de youtube tem um vídeo falando deste e de outros jogos que homenagearam o piloto e muitas outras curiosidades. O link está logo abaixo.

Fontes de pesquisa: Wikipédia, Google Imagens, Globo.com – G1, VGDB, etc.


Comentários (0)


Deixe um comentário