Ayrton Senna do Brasil!

Autoria: Luiz Miguel Gianeli

Edição e Revisão: Júnior Malacarne

Imagens: Internet


    Há 30 anos, no dia 1 e maio de 1994 perdíamos um dos nossos maiores heróis; Ayrton Senna da Silva, tricampeão mundial de Fórmula 1.


    É até difícil falar sobre Senna e como, tantos anos depois, ele continua nos emocionando. Eu estava perto de completar 11 anos de idade no dia do fatídico acidente, havia voltado de um jogo de futebol e, aguardando minha mãe voltar da igreja, assistia a corrida na casa do meu primo, ao lado dos meus tios e primos. Quando minha mãe chegou, eu estava sentado na calçada, chorando muito…


    Foi um dia triste demais, parecia mentira, não dava para acreditar. Senna era como um amigo, ou mais, como alguém da família. Quase todos os domingos ele estava em nossas casas e, como uma tradição nacional desde os anos 80, praticamente todos os brasileiros se reuniam em família para assistir as corridas. Era algo tão comum e especial que a nova geração dificilmente entenderá, mas nós que vivemos, sentimos falta e vemos o quanto aquilo era bom e marcante.




Ayrton Senna era apaixonado pelo Brasil. E o Brasil inteiro se emocionava ao ver ele correndo e empunhando a nossa bandeira ao vencer.


    Senna tinha um carisma diferenciado, uma garra que contagiava e uma personalidade forte que encantava, bem diferente dos atletas de hoje e, provavelmente, seria “cancelado” pela cultura e mídia atual. Mas nos anos 80 e 90, aquilo era incrível. Toda a programação da rede Globo, as músicas de introdução da transmissão da F1, a narração apaixonada – e exagerada – do Galvão Bueno, o tema da vitória, a família reunida, o almoço de domingo, o hino nacional, a bandeira do Brasil, as rivalidades na pista, grandes pilotos competindo, o ronco dos motores, as cores das equipes, as TVs de tubo de 14 polegadas às vezes de 20 e as antenas sendo sintonizadas corretamente, enfim... era mágico. Posso até sentir o cheiro do macarrão e lembrar de maus pais, tios, primos e amigos todos juntos, comendo, sorrindo, conversando, torcendo, gritando. Era bom demais…


    A Fórmula 1 nunca mais foi a mesma sem nosso campeão. Continuamos assistindo pelo esporte e na torcida por nossos novos pilotos, mas o encanto se perdeu, faltava algo, faltava Senna…




Senna levava as cores do Brasil em seu capacete, que se tornou um ícone de nossas melhores lembranças com o piloto


    Cresci assistindo suas corridas e, ao mesmo tempo, desde o Atari 2600, passando pelo Turbo Game CCE, Master System, Mega Drive e Super Nintendo, jogava TODOS os jogos de corrida inspirado no querido atleta. Seja no nostálgico Enduro (que nossos pais e tipos também jogavam), no inesquecível Top Gear ou no clássico Ayrton Senna’s Super Monaco GP II, Senna estava lá, presente no jogo ou em nossa imaginação. Quando ele partiu, tentava matar a saudade na hack Ayrton Senna F1 de SNES ou escrevia seu nome (quando possível) nos jogos de corrida e F1 do PlayStation e Nintendo 64. Senna fazia muita falta, mas permanecia em nossos corações e, de algum modo, em nossos jogos.


    Com o passar dos anos as famílias foram deixando de se reunir aos domingos, a tecnologia evoluiu e os jogos também. O mundo mudou bastante e, como não podemos voltar no tempo, tentamos relembrar, jogando os jogos antigos de vez em quando ou assistindo trechos de sua corrida no Youtube. É comum eu mostrar vídeos para meus filhos e contar e recontar as histórias para eles.




Ayrton Senna nos Videogames: Super Monaco GP 2 (que o piloto ajudou a desenvolver) e o troféu da SEGA na vitória do GP da Inglaterra de 1993 – veja isso e muito mais no nosso livro em parceria com o VGDB


    Nos últimos meses, de forma especial, tive o privilégio de escrever e publicar, em parceria com o VGDB e com apoio de meus amigos da equipe Muito Além dos Videogames, um livro sobre Ayrton Senna nos videogames, no qual falamos de TODOS os jogos que Senna participou e, após MUITO trabalho e pesquisa, listamos e analisamos 87 jogos dos mais variados consoles e sistemas. Foi um trabalho árduo, mas especial e gratificante. Vendemos 340 exemplares numa pré-venda de 15 dias e, ainda este mês, se Deus assim permitir, a obra estará nas mãos dos leitores e o PDF disponibilizado gratuitamente para toda a comunidade. Uma singela homenagem a nosso campeão e mais uma forma de preservar sua história nas pistas e nos games.


    Agradeço a Deus por tais lembranças e por, de alguma forma, mantê-las vivas. Senna foi um grande piloto e alguém que honrou o nome do nosso país. Fica a saudade e a gratidão ao querido Ayrton Senna do Brasil!




Ayrton Senna do Brasil!

Herói Nacional: Em todas as cores, as cores do nosso país...


Comentários (0)


Deixe um comentário