Entrevista Lucas Novaes do canal Resenhando com Luke

Hoje resolvemos trazer uma matéria diferente, uma entrevista. Conversaremos um pouco com Lucas Novaes, criador do canal do youtube Resenhando com Luke e também de diversas hacks de Super Mario Kart!

 

1.     Quem é Lucas Novaes? Conte-nos um pouco sobre você:

 

- Eu sou o Lucas, conhecido como LukeNovaes, Blogueiro, RetroGamer, Nerd, apaixonado por Jogos Antigos, Cinema e Livros de Terror em Especial os de Stephen King.

 

Tenho 3 Blogs um Sobre a Cultura Pop, Um sobre SMK e outro sobre Modificações de Jogos (The World of Hack Roms). Também tenho 2 Paginas no Facebook sobre Stephen King e seu filho Joe Hill e sobre a Cultura Geek. Além de 2 canais do YouTube.

 

Hoje em dia já posso dizer que tenho minha marca, pois o Resenhando Com Luke já esta em quase todas as mídias. Tem o Canal do Youtube, Twitch, Facebook,  Whatsapp, Discord, Blog e vai crescer ainda mais, fico feliz quando escrevo no Google Lukenovaes ou Resenhando Com Luke e a primeira foto que aparece é a minha.

 

Também me arrisquei no mundo das ROM Hacks e criei algumas baseadas no Jogo Super Mario Kart.

 

Sou natural de São Paulo, mas já morei na Bahia durante 4 anos (os 4 anos mais quentes da minha vida kkkk), hoje moro em São Paulo e construí minha família aqui. Tenho um filho que às vezes joga comigo e um enteado que sempre me ganha no FreeFire.

 

2.     Pra quem não sabe ainda, o que são hacks?

- Hacks são jogos com Modificações que podem ser feitas com o intuito de melhora-lo, corrigir defeitos, bugs, trocar músicas ou até fazer um novo jogo com o jogo original como base.

 

3.     Quando você começou a se interessar pelo assunto e como aprendeu a fazer as suas próprias hacks?

- Comecei a me interessar a alguns anos atrás quando descobri as hacks de SMW e SMK, achei elas incríveis e fiquei com muitas ideias de hacks que poderiam ser feitas. E quando vi um vídeo do Mario Designer mostrando que era possível fazer fiquei maravilhado me arrisquei e fiz minha primeira hack; Super Luke Kart. Depois disso conheci muita gente legal que me apresentou mais pessoas que também gostam de hacks de SMK e alguns parceiros que criaram hacks comigo e me ajudaram a fazê-las.

 

4.     O que você pensa sobre o preconceito contra emuladores e hacks?

- Apesar de não ser contra esse tipo de modificação eu entendo algumas grandes empresas que não gostam por estarem utilizando seus personagens, etc. Mas pra mim isso funciona como uma forma de perpetuar o jogo, como se fosse uma homenagem.  É a chance que o fã tem de criar algo que sempre quis e a empresa nunca fez. Algo que só vai fazer a marca crescer e ser mais conhecida.

 

 

5.     Você considera a comunidade de hacks forte e bem unida ou poderia ser bem melhor?

- A comunidade infelizmente não é tão unida.  Existem alguns grupos que conseguem fazer alguma diferença, mas, mesmo neles existe muita individualidade, mas creio que isso vai melhorar e está melhorando. Através do meu Canal e do Blog SMK Hacks percebi que no Brasil tem muita gente boa fazendo hacks por aí. Só temos que encontrá-las.

 

 

6.     Quando surgiu a ideia de começar a gravar vídeos de gameplay sobre hacks de Super Mario Kart?

- Desde que fiz meu blog. A ideia era que o Canal fosse um espelho do Blog e da Página. Tudo que saísse lá eu voltaria como vídeo, porém nunca fui bom pra editar e criar roteiros, então tive a ideia de colocar minhas Gameplays.  Costumava jogar muito online na época que ele foi criado então comecei a colocar os vídeos das jogatinas. Teve um dia que uma das jogatinas que tive com a Gaby Pinheiro jogando uma hack de SMK estourou e fez muitas Views. Percebi assim que seria um bom caminho pro Canal, apesar de continuar com as jogatinas de vários RetroGames, daquele dia em diante as hacks de SMK viraram o Suprassumo do Canal.

 

 

7.     Hoje em dia, quais são os seus maiores parceiros na criação de hacks?

- CDX RetroGames sem dúvidas,  fizemos muitas hacks juntas e sempre descobrimos coisas novas. É uma pena morarmos tão longe. Seria muito bom um encontro pra trocar ideias sobre hacks de SMK, MUGEN e Retro Games. Também tive uma parceria com D83 Games onde fizemos duas hacks e o Retro Master HD está sempre nos ajudando quando pode.

 

 

8.     Quais são as suas hacks favoritas?

Super Space Kart, Super Luke Kart, Super HitCombo Kart. Cada uma dessas representa o meu amadurecimento como romhacker. O que me dá muito orgulho.

 

 

9.     O que você acha do pequeno sucesso que as versões de Super Hitcombo kart tem alcançado, inclusive com gameplays de canais internacionais?

- Fico muito feliz, as versões das Super HitCombo Kart são as que mais gastei horas fazendo, pois queríamos algo diferente de tudo que já tinha saído, uma hack que tinha somente um terreno e vários Backgrounds e depois de muito tempo pesquisando, editando, errando e acertando finalmente chegamos a um ótimo resultado que em breve será lançado.

 

 

10.   Você tem um site voltado para hacks de Super Mario kart? Conte-nos um pouco sobre ele:

- Tenho sim, ele chama SMK Hacks. Eu sempre quis compartilhar minhas hacks para o mundo todo poder jogar, porém um grande site que postava minhas hacks acabou me banindo por mandar muitas hacks de uma vez. Isso pra mim foi muito chato, pois só queria compartilhar pra todo mundo sentir o gostinho de jogar aquelas hacks. Depois disso decidi fazer o site que já conta com várias hacks, algumas exclusivas de lá, além da grande maioria que já são muito conhecidas. Eu tento atualizá-lo mensalmente, mas é um pouco difícil dividir tudo isso e mais o meu serviço que é o que põe o dinheiro na mesa.

 

 

11.    Quais são os seus projetos (se é que pode contar) para o futuro do seu canal?

- Bom eu quero colocar mais alguns quadros como o “Melhores do ano”, onde quero mostrar os melhores vídeos de cada ano desde o início até hoje. Trazer algumas jogatinas comentadas e o principal, fazer um quadro de entrevistas, no estilo PodCast com o nome do Canal. Já até pensei em uns 3 convidados.

 

 

12.    O que você acha da revista e do projeto Muito Além dos Videogames?

- Acho muito legal. Ela é muito bem escrita os editores são muito bons, trazem a nostalgia que é oque eu mais gosto nos jogos. Lembro de ter algumas revistas quando era menor e poder reviver isso é muito satisfatório.

 

 

13.   Uma mensagem para os nossos leitores:

Bom, gostaria de agradecer, falar que foi um prazer dar essa entrevista, desejar que ela prospere e que os fãs Retrôs igual eu, nunca deixem isso morrer.

E se quiser me conhecer mais é só dar umas olhadas nas minhas redes sociais, Canal ou Blogs.

Um forte abraço!


Comentários (1)

Luke Novaes

10 Janeiro, 2023
Valeu amigos. Foi um prazer dar essa entrevistas pra vocês! Parabéns pela Revista e Blog. Tmj

Deixe um comentário