Conheça Estes 10 Ótimos Jogos Não Violentos

Autoria: Carlos Henrique Gomes

Edição e Revisão: Júnior Malacarne

Imagens: Internet


    Olá amigos leitores! Em janeiro deste ano de 2024, foi republicado um artigo meu aqui no blog Muito Além dos Videogames que fala sobre a relação do cristão com os jogos violentos. Se você ainda não leu, te convido a ler para que possamos refletir juntos um pouco mais nesse assunto delicado: leia aqui.


    Mas hoje estamos fazendo um contraponto republicando um artigo meu editado sobre jogos não violentos.


    Talvez, um dos assuntos mais polêmicos no mundo dos jogos seja a violência. Desde que a tecnologia avançou a ponto de ser capaz de exibir gráficos cada vez melhores, jogos mais violentos começaram a surgir, exibindo batalhas, tiroteios e sangue espirrando, ainda que fosse representado por poucos pixels vermelhos.


    Porém, ao longo dos anos, diversos jogos divertidos e criativos surgiram e fizeram sucesso sem precisarem exibir cenas sanguinolentes e até mesmo sem conter nenhum tipo de combate. Essa lista foi feita para te indicar 10 jogos incríveis sem nenhum tipo de violência, onde você não ataca nem mesmo uma mosca e, se você está buscando alguma coisa mais paz e amor, talvez você possa encontrar seu próximo jogo favorito aqui.


10. Unravel


    Este é um jogo de aventura e plataforma desenvolvido pela Coldwood Interactive. Neste game fascinante, controlamos um simpático boneco feito de lã chamado Yarny enquanto caminha e explora um belo cenário 3D que conta uma linda história sem palavras. Para avançar pelas fases devemos ultrapassar obstáculos e resolver puzzles usando a mesma lã da qual Yarny é feito. É uma experiência realmente encantadora.


    Uma curiosidade sobre o game é que ele ficou famoso após seu produtor e diretor, Martin Sahlin, ter ficado extremamente nervoso durante sua apresentação na E3 de 2015, com as mãos trêmulas e a voz falhando. O público entendeu a situação da forma mais positiva possível, ou seja, de que Sahlin estava apresentando ao mundo o resultado de trabalho árduo e de muito tempo e paixão empregados; poucas pessoas não ficariam nervosas nessa situação.


    Unravel está disponível para PC, PS4/5 e Xbox One/Series.




Acima: Unravel. Abaixo: Horizon Chase Turbo.



9. Horizon Chase Turbo


    Este é um jogo de corrida arcade desenvolvido pela brasileira Aquiris Game Studio. Aqui, temos um banho de nostalgia num game que claramente é um tributo ao saudoso Top Gear, com trilha sonora feita pelo próprio compositor do cássico, Barry Leitch.


    Porém, nem só de nostalgia viverá um game e, este aqui, não se limita a apenas homenagear um clássico mas também tem seus próprios méritos, como gráficos belos e vibrantes, pistas muito bem desenhadas e muita diversão.


    Horizon Chase Turbo está disponível para PC, PS4/5, Xbox One/Series e também tem versões para iOS e Android.


8. RiME


    Este é um jogo de aventura e quebra-cabeças desenvolvido pela Tequila Works. Aqui controlamos um garoto que acorda em uma ilha deserta sem saber ao certo como foi parar ali. Ao explorar o local, o menino se depara com estátuas, pinturas e diversos mistérios que nos levam a uma profunda e emocionante história.


    Apesar de ter um estilo de arte e progresso no jogo bem similar a The Legend of Zelda, esse game tem sua própria atmosfera e uma narrativa cheia de metáforas e momentos emocionantes. Os puzzles são ambientais, ou seja, movimentamos objetos e afins para abrir novos caminhos e ativar alguns dispositivos que nos permitem avançar na história do game. É um jogo cativante e bem divertido.


    RiME está disponível para PC, Switch, PS4/5, Xbox One/Series.




Acima: RiME. Abaixo: Celeste.


7. Celeste


    Este é um jogo de plataforma desenvolvido pela Matt Makes Games. Nesse game que foi a sensação indie de 2018, chegando a concorrer no The Game Awards com God of War e Red Dead Redemption 2 como o melhor jogo do ano, controlamos Madeline, uma garota que está passando por um momento muito delicado em sua vida e decide desafiar a si mesmo a escalar a Montanha Celeste. Nessa jornada ela vai enfrentar seus maiores medos e traumas, além dos perigos da montanha.


    Um jogo extremamente desafiador, Celeste realmente exige de seus jogadores uma habilidade avançada em pulos precisos e no desviar de obstáculos. Com um level design refinado, o game também oferece uma experiência inesquecível e um enredo que toca em temas delicados como depressão, ansiedade e auto-conhecimento.


    Celeste está disponível para PC, Mac, Linux, Switch, PS4/5, Xbox One/Series.


6. A Short Hike


    Este é um game de aventura desenvolvido por Adam Robinson-Yu. Nele, controlamos Claire, uma jovem passarinha que pretende escalar o Pico do Falcão, que fica dentro do parque onde sua tia trabalha como guarda florestal.


    Como o próprio nome do jogo sugere, este é um game de curta duração onde o jogador tem o objetivo de coletar pelo cenário penas douradas que funcionam como “pontos de stamina”. Quanto mais penas o jogador coleta, mais alto ele consegue voar e escalar. Com uma direção de arte belíssima, um gameplay divertido e personagens cativantes, esse é um jogo indie imperdível que deixa aquele gostinho de quero mais.


    A Short Hike está disponível para PC, Mac, Linux, Switch, PS4/5 e Xbox One/Series.




Acima: A Short Hike. Abaixo: Overcooked! 1 e 2.


5. Overcooked! 1 e 2


    Esses são party games desenvolvidos pela Ghost Town Games e publicados pela Team 17. Neles os jogadores devem fazer pratos de comida o mais rápido possível em cozinhas insanamente caóticas e entregar aos clientes antes que eles fiquem bravos.


    Nesse divertidíssimo game, os jogadores devem se ajudar (ou se atrapalhar) ao cozinhar os mais diversos pratos enquanto acontece um terremoto, um vulcão entra em erupção quebrando a cozinha ao meio ou numa cozinha improvisada na caçamba de um caminhão em movimento. Se prepare para muitas risadas e discussões sobre qual é a melhor estratégia para concluir os objetivos.


    Overcooked! 1 e 2, e uma recente coletânea (Overcooked! All You Can Eat) com os dois games e todas as DLCs, estão disponíveis para PC, Mac, Linux, Switch, PS4/5, Xbox One/Series, Amazon Luna.


4. Outer Wilds


    Este é um game de aventura e exploração espacial desenvolvido pela Mobius Digital. Nele, controlamos um alienígena piloto de nave espacial que está prestes a fazer o seu primeiro voo. Depois de um pouco de exploração, as coisas começam a ficar estranhas, o sol começa a mudar de cor até que ele explode em uma super nova, destruindo tudo em seu caminho. Parece o fim, mas o nosso singelo alienígena simplesmente acorda no mesmo lugar onde esteve no início do dia. Sim, você está em um looping temporal e precisa desvendar o mistério do porquê isso está acontecendo.


    Considerado um dos melhores jogos indies já feitos, esse game esbanja criatividade e leva o jogador fazer vários loopings (ou runs) a fim de entender o que se passa a seu redor. Não há itens a ser coletados ou upgrades a serem feitos. A única coisa que você leva de uma run para a outra é o conhecimento. Pode parecer pouco, mas num game de pura investigação e exploração, o jogador vai aprender a valorizar muito este importante bem.


    Outer Wilds está disponível para PC, Switch, PS4/5, Xbox One/Series.




Acima: Outer Wilds. Abaixo: The Witness.


3. The Witness


    Este é um game de exploração e quebra-cabeças desenvolvido por Jonathan Blow (também criador de Braid, um dos maiores clássicos indies de todos os tempos). Nele, inciamos nossa aventura em uma ilha deserta ocupada apenas por painéis com quebra cabeças do tipo “trace o caminho” com regras que vão ficando cada vez mais complexas. Sem nenhum tipo de explicação direta acerca do enredo, cabe ao jogador desvendar os mistérios e intepretar a mensagem que é passada.


    Este é um game com uma atmosfera bem misteriosa, que não entrega absolutamente nada de mão beijada ao jogador. Os puzzles são bem desafiadores, mas muito bem pensados. A ilha a ser explorada é bem projetada, ao ponto que, após pouco tempo jogando, não nos sentimos mais perdidos. Esse é o jogo perfeito para amantes de puzzle games difíceis e conceituais.


    The Witness está disponível para PC, Mac, PS4/5, Xbox One/Series, iOS e Nvidia Shield.


2. Animal Crossing: New Horizons


    Este game é um life sim desenvolvido e publicado pela Nintendo. Nele, criamos nosso próprio personagem e passamos a viver em nossa própria ilha. Então, começamos a fazer diversas atividades a fim de levantar dinheiro para pagar nossa dívida com Tom Nook, o agiot… ops, quer dizer… o guaxinim que viabilizou nossa estadia na ilha.


    A primeira vista, este game pode parecer bobo e até mesmo infantilizado, mas basta alguns minutos jogando para nos vermos completamente cativados pelas diversas possibilidades que o game nos oferece. Desde pescaria, caça de insetos, passando por decoração de casas e até o mercado financeiro dos nabos; as possibilidades são muitas e a diversão é quase infinita.


    Animal Crossing: New Horizons está disponível apenas no Nintendo Switch.




Acima: Animal Crossing: New Horizons. Abaixo: Portal 2.


1. Portal 2


Este é um game de aventura e quebra-cabeças desenvolvido pela Valve. Aqui controlamos Chell, um indivíduo designado a testar uma arma que produz portais através de um laboratório maluco enquanto recebemos instruções de uma inteligência artificial chamada GLaDOS. Porém, essa relação com a AI vai se tornando cada vez mais estranha e cabe ao jogador avançar pelas fazes e descobrir suas reais intenções.


Este é considerado um dos melhores jogos já feitos na história e não por acaso encabeça essa lista. Este se tornou um clássico por seu erendo cômico e bem escrito, além da originalidade de gameplay e ambientação. Os puzzles são tão desafiadores quanto divertidos, as fases são bem projetadas e o progresso é muito satisfatório. Você não pode morrer antes de jogar esse game ao menos uma vez.


Portal 2 está disponível para PC, Mac, Linux, PS3, Xbox 360 e Switch.


Este artigo foi postado originalmente neste link.


Comentários (0)


Deixe um comentário