Namco: Outra gigante dos Videogames que Conquistou Gerações!
Autoria: Eurípedes CDX(com suporte de IA na escrita)
Revisão: Sammis Reachers
Edição:Júnior Malacarne
Imagens: Internet
Olá meus amigos e minhas amigas do Blog, como vocês estão❓ Espero que estejam bem. Hoje eu quero falar de uma empresa simplesmente inesquecível, pois assim como outras citadas, fez parte da sua infância. Hoje eu quero falar da Namco, a empresa dona da franquia Pacman e de tantas outras franquias incríveis.
Você sabia que a história da Namco é uma verdadeira jornada de inovação e diversão? Fundada em 1955 no Japão por Masaya Nakamura, a Namco se tornou uma publisher e desenvolvedora japonesa. Mas, no início a empresa começou como uma fabricante de máquinas de entretenimento para locais públicos. Porém, foi na década de 1970 que ela virou o jogo com o lançamento de suas máquinas arcade que marcaram época.
Loja da Namco em Tokyo, no Japão
O sucesso veio com títulos icônicos como Pac-Man (1980), que virou um fenômeno mundial, conquistando jogadores de todas as idades. Além dele, jogos como Galaga, Dig Dug e Xevious dentre outros que também fizeram história, consolidando a Namco como uma gigante dos arcades, rivalizando com a Taito, Nintendo e Sega por exemplo.
Na década de 2000, a empresa deu um passo importante ao se fundir com a Bandai, formando a Bandai Namco Entertainment em 2006. Essa união fortaleceu ainda mais seu portfólio, trazendo franquias incríveis como Gundam e uma presença marcante nos consoles.
Franquias como SoulCalibur, Tekken, Ace Combat e Pac-Man são aclamadas pelo público e continuam rendendo ótimos jogos
Entre suas principais franquias estão Pacman, Tekken, Soulcalibur, Ace Combat e Tales of. Esses jogos conquistaram fãs ao redor do mundo e estão disponíveis em consoles como PlayStation, Xbox, Nintendo e PC, garantindo diversão para todos os gostos. Na década de 80 a Namco já lançava seus ports de jogos de arcade para os consoles domésticos, como é o caso de Pacman, Galaga, DigDug, Galaxian, Xevious, Mappy, dentre outros. Vou deixar aqui o link da página da BD Jogos com todos os jogos produzidos, portados ou publicados para o Nintendinho. No site você também tem a opção de ver os jogos que a empresa lançou para outros consoles:
https://bdjogos.com.br/desenvolvedora.php?id=56&c=8
Dentre as empresas que lançam coletâneas, a Namco está entre as que mais trata com carinho as suas franquias. Vou deixar como exemplo aqui os 5 CD´s do Namco Museum que saíram pra PS1, onde você literalmente anda no Museu e pode escolher o jogo para jogar e o Namco Collection que saiu para PS2. Este último, você seleciona o jogo e no layout mostra a máquina arcade correspondente, muito legal. Quem colecionou os 5 CD´s de PS1, conseguiu formar a palavra Namco, visto que, cada um tinha a letra da palavra na ordem do seu lançamento. Detalhes que só enriquecem ainda mais o carinho que a empresa dedicou as suas franquias, reconhecimento merecido, pois elas trouxeram grande sucesso para a empresa.
A Namco é detentora de vários clássicos dos games, que são especialmente acessíveis através de suas coletâneas
Uma questão interessante que eu não poderia deixar de mencionar aqui: Ver franquias clássicas dos anos 80 como Pacman, Galaga, Milipede e tantas outras representadas no filme Pixels, foi realmente emocionante. Assim como no filme Jogador 1, diversas franquias de diversos produtores são homenageadas. Isso é realmente muito legal e nostálgico ao mesmo tempo e mostra a força e o impacto do movimento retrogamer nos dias atuais que está cada vez mais forte, ganhando novos eventos a cada ano e recebendo a atenção do mercado de games. Recebendo remakes, remasters e até mesmo, trazendo franquias de volta à vida.
CURIOSIDADES…
Masaya Nakamura foi um executivo japonês e fundou sua companhia em 1 de junho de 1955, chamando-a de Namamura Seisakusho, Ltd., com capital inicial de 3 mil dólares, ele começou produzindo máquinas para lojas de departamento.
Em 1974 ele compra a divisão japonesa da Atari de Nolan Bushnell para entrar no mercado de fliperama, renomeia sua companhia para Namco em 1977 e a partir daí começa a lançar seus primeiros títulos que tornariam a companhia uma das mais dominantes no Japão.
Nakamura faleceu aos 91 anos em 22 de janeiro de 2017.
Também conhecido como: 中村 雅哉, 中村雅哉, Nakamura, なかむら まさや
Nascimento: 24 de dezembro de 1925
Falecimento: 22 de janeiro de 2017
Masaya Nakamura, fundador da Namco
Hoje, a Namco é sinônimo de inovação e nostalgia, uma gigante japonesa que assim como outras empresas do ramo, alcançou o sucesso com ideias inovadoras. São muitos jogos que a empresa produziu, saindo tanto para os arcades como os consoles domésticos, tantos que não dá pra mencionar aqui. Mas, quem estiver curioso não deixe de conhecer a coletânea que saiu para PS2, nem que seja através de uma gameplay do Youtube ou pesquisar a lista no site citado acima. Um abraço para vocês, fiquem com Deus e até a próxima, valeu!
Fontes de pesquisa:
Texto escrito com auxílio de I.A. (ChatGPT) e informações coletadas no site BD Jogos (Link já adicionado ao texto acima).
Comentários (0)
Deixe um comentário