A imigração chinesa no Brasil tem mais de 200 anos

Autoria: Eurípedes CDX

Revisão: Sammis Reachers e Júnior Malacarne

Edição e Legendas: Júnior Malacarne

Imagens: Internet


        Olá leitores e leitoras do nosso Blog Muito além dos videogames, tudo bem?


Hoje eu trago para vocês uma matéria sobre um povo com uma das culturas mais influentes e impactantes de todo o mundo. Que, de certa forma, ajudou a formar a cultura de outros países, como o Japão, por exemplo. Hoje, este país se tornou uma potência mundial e é parceiro econômico do Brasil e de vários países ao redor do mundo. Vamos falar sobre a importância cultural da China e da sua colônia brasileira, infelizmente pouco conhecida ou divulgada, sendo até mesmo ofuscada por outras colônias que estão em maior evidência.


Não é de hoje que a cultura chinesa me chama a atenção. Desde pequeno, minha avó já me dizia: “A minha bisavó era chinesa, e eu conheci ela quando era bem pequena.” Isso ficou marcado na minha vida. Também tinha uma foto da minha tia avó, irmã da minha avó, que comprovava os traços orientais que ela herdou por parte da mãe, minha bisavó. Isso ajudou a me deixar cada vez mais curioso sobre a cultura chinesa. Quando eu deveria ter uns 10 para 11 anos, olhava direto (quando o filme era só de artes marciais e uma pegada mais leve, estilo Jackie Chan e Jet Li, claro) uma sessão de filmes de kung-fu que passava na Bandeirantes (Band) toda terça, por volta das 22 horas. Assistia junto com a minha mãe, que na época gostava muito de filmes do gênero. A sessão Força Total começou a ser exibida pela Bandeirantes pouco antes das Olimpíadas de 1992 iniciarem. Foi longeva, durando até 1998. Nos anos 2000, mudou o seu nome para Sessão Kickboxer. Presenças como Jet Li e Jackie Chan eram confirmadas.



Os imigrantes chineses construíram uma rica história e cultura em nosso país


Por causa dos artistas marciais, ou seja, atores que realmente sabem lutar e do sucesso que seus filmes estavam fazendo ao redor do mundo, foi que muitas empresas de games começaram a despertar e criar os seus jogos de luta até chegar no clássico Street Fighter 2. Lutadores como Jet Li e Jackie Chan ganharam seus próprios jogos de luta. Jackie Chan´s Action Kung Fu é um clássico que saiu para Nintendinho e PC Engine, sendo que o segundo tem um upgrade gráfico incrível se comparado ao do Nintendinho, tratando-se praticamente de outro jogo. Depois veio o famoso Jackie Chan Stuntmaster para PS1, Jackie Chan Adventures para PS2 e depois uma continuação para Gameboy Advance, baseada na série animada, dentre outros. Até mesmo nossos heróis animais antropomórficos de Kung Fu Panda ganharam seu jogo próprio para PS2. Bruce Lee, o lendário lutador, serviu de inspiração para a criação de vários lutadores dos games, animes e cultura pop no geral. Tekken, Dragon Ball, Street Fighter 2 The New Challengers, World Heroes. Onde você for tem um clone do Bruce Lee hahaha.


Os famosos produtos que, pelo menos no passado tinham qualidade duvidosa, geralmente vinham da China, mas nós culpávamos o pobre do Paraguai, que só importava os produtos e vendia escondido para aquele “tio do camelô” que revendia aí perto da sua casa ou no centro da cidade. Os produtos variavam desde relógios, calculadoras, mini games de carros de F1, Moto GP, futebol, vôlei e muito mais, baseados no Game Watch, da Nintendo.



Jackie Chan Stuntmaster é um icônico jogo de PS1 baseado nas artes marciais desse famoso lutador e ator chinês


Curiosidades históricas:


Você sabia que no século XIX, durante a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré no Brasil e a construção de ferrovias nos Estados Unidos, muitos chineses emigraram em busca de trabalho? Essa migração também ocorreu em outros países, como Canadá e Austrália, onde os chineses desempenharam um papel fundamental na construção de infraestruturas.


A história da migração chinesa no Brasil e em outros lugares do mundo é fascinante e repleta de conexões interessantes.


Economia e Comércio:


A China é um importante parceiro comercial do Brasil, e a imigração chinesa desempenhou um papel significativo no fortalecimento dessas relações econômicas. Muitos chineses no Brasil se envolveram no comércio, importação e exportação, promovendo o intercâmbio comercial entre os dois países. A presença de empresas chinesas no Brasil também tem impulsionado investimentos em diversos setores, incluindo agricultura, energia e infraestrutura.


Comunidades Chinesas em Ascensão:


As comunidades chinesas no Brasil têm crescido em tamanho e influência. Muitos imigrantes chineses que inicialmente vieram em busca de trabalho temporário estabeleceram raízes no país e contribuíram para a sociedade brasileira em várias áreas.


Alguns membros proeminentes da comunidade chinesa alcançaram sucesso em negócios, tecnologia e cultura, demonstrando o impacto positivo da imigração chinesa no Brasil.



No Brasil vivem cerca de 300 mil chineses


Aprendizado da Língua Chinesa:


O interesse pelo aprendizado da língua chinesa tem crescido no Brasil, à medida que a China se torna uma potência global. Escolas e instituições de ensino oferecem cursos de mandarim para atender à demanda de estudantes, profissionais e entusiastas da cultura chinesa. O domínio do mandarim pode abrir portas para oportunidades de negócios e colaboração com a China, bem como facilitar uma compreensão mais profunda da cultura e história chinesas.


Interesse pela Cultura e História Chinesa:


Além da língua, o Brasil tem mostrado crescente interesse pela cultura e história chinesas. Isso se manifesta em festivais culturais, exposições de arte, eventos acadêmicos e intercâmbio cultural, que promovem a compreensão mútua entre as nações.


A divulgação da rica herança cultural e histórica da China contribui para fortalecer os laços entre o Brasil e a China, além de enriquecer a experiência cultural no país.


Esses tópicos destacam como a imigração chinesa no Brasil tem influenciado diversos aspectos da sociedade brasileira, desde a cultura até a economia e o intercâmbio educacional e cultural. A série histórica promete trazer ainda mais insights sobre essas interconexões fascinantes. Fique de olho para aprender mais sobre essa história rica e dinâmica.



  • A imigração chinesa no Brasil tem mais de 200 anos, com os primeiros migrantes chegando ao Rio de Janeiro em 1812. 

  • A migração chinesa intensificou-se após a abertura econômica da China em 1979. 

  • A maioria dos chineses no Brasil está envolvida no comércio, importação e exportação. 

  • A comunidade chinesa está concentrada em áreas como a Liberdade em São Paulo, onde há uma grande quantidade de lojas, restaurantes e mercados chineses. 

  • A maior comunidade chinesa do nordeste está em Recife, Pernambuco. 

  • Em Fortaleza, os chineses se concentram nos bairros do Centro, Mucuripe, Praia de Iracema, Aldeota e Meireles. 

  • Estima-se que no Brasil vivam cerca de 300 mil chineses. 


Que influência cultural os chineses trouxeram para o Brasil?


A imigração chinesa no Brasil enriqueceu a diversidade cultural do país. Além da culinária chinesa, a comunidade chinesa trouxe consigo tradições como o Ano Novo Chinês, que é celebrado em várias cidades brasileiras com desfiles, danças do dragão e outras atividades festivas.


  • População total de chineses no Brasil: De 250 000 a 300 000

  • Regiões com população significativa: São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Ceará e Maranhão. Migração interna por todo o território nacional.

  • Línguas: Português. Minoria de descendentes falam o chinês.

  • Religiões: Cristianismo, mas uma minoria ainda segue principalmente o budismo e o taoísmo.


A imigração chinesa no Brasil teve início em 1812, quando dom João VI trouxe, de Macau, duzentos[5] (ou quatrocentos)[6] chineses para introduzir o cultivo de chá no país. Eles iniciaram lavouras experimentais no Jardim Botânico do Rio de Janeiro e na Fazenda Imperial de Santa Cruz, porém o experimento fracassou e a colônia chinesa desapareceu.


Um parlamentar inglês denunciou, no entanto, em 1834, que um grupo de imigrantes chineses havia sido largado nas florestas nos arredores da cidade para ser caçado, por diversão, por caçadores de homens, auxiliados por cães e cavalos. Entre esses caçadores, estaria o príncipe dom Miguel.


Depois, eles vieram para desenvolver o cultivo do chá em São Paulo e para trabalhar na implantação da ferrovia no Rio de Janeiro, capital do país na época.


Em 1882, a Companhia de Comércio e Imigração Chinesa foi fundada, trazendo mais de mil chineses para trabalhar em uma mina em São João Del Rei.


A primeira entrada oficial de chineses em São Paulo ocorreu em 15 de agosto de 1900. O grupo era formado por 107 pessoas que, viajando no vapor Malange, procedente de Lisboa, desembarcaram no Rio de Janeiro, sendo conduzidos em seguida para a Hospedaria de Imigrantes na cidade de São Paulo.


Entre 1902 e 1906, foi construída, na cidade do Rio de Janeiro, a Vista Chinesa, um mirante em estilo chinês em comemoração à vinda dos primeiros chineses ao país para a introdução do cultivo de chá, no início do século XIX.


Porém, o grande fluxo da imigração chinesa se deu a partir da década de 1950. Os principais motivos dessa migração foram as guerras que estavam ocorrendo na China entre os comunistas e nacionalistas chineses que perdurou por décadas e ocasionou a falta de alimentos no país. Com o fim da guerra, e vitória dos comunistas, o país estava com a produção de alimentos insuficientes e problemas climáticos atenuaram essa crise. Um grande número de chineses mudou-se para Taiwan e, logo em seguida, buscou um novo país no estrangeiro. Grande número deles imigrou para o Brasil.


Desde o fim da década de 1990, a quantidade de imigrantes chineses vem aumentado bastante. Eles têm, como principal área de atuação, o comércio. Lojas e pastelarias são os principais ramos onde eles trabalham. No Rio de Janeiro, por exemplo, atualmente 20% das lojas do SAARA (conhecida sociedade de comerciantes do Centro do Rio) é controlada por chineses (em 1995, só duas lojas do SAARA eram de propriedade de chineses).


No Paraná a migração de chineses é mais recente, e estes concentraram-se mais nas grandes cidades, como em Curitiba.


Sino-brasileiros notáveis

  • Chu Ming Silveira (1941 - 1997) - Designer e arquiteta, inventora do Orelhão.

  • Anderson Lau (1979 - ) - Ator conhecido por atuar na novela Negócios da China.

  • General Leone Da Silveira Lee (? - ) - Primeiro general brasileiro de ascendência chinesa.

  • Mizuho Lin (1990 - ) - Vocalista de Death Metal da banda Semblant.

  • Leonardo Hwan (? - ) - Cineasta e youtuber, ativista do Movimento Asiático.

  • Roberto Losan (1952 - 2005) - Radialista.

  • Carlos Alberto Gomes Kao Yien (1964 - ) - Ex-futebolista do clube Grêmio, conhecido pelo apelido de "China".


Fontes de pesquisa:


https://pt.wikipedia.org/wiki/Imigra%C3%A7%C3%A3o_chinesa_no_Brasil#:~:text=Grande%20n%C3%BAmero%20deles%20imigrou%20para,principais%20ramos%20onde%20eles%20trabalham.


https://camarabrasilchina.com/conexoes-brasil-china/#:~:text=A%20imigra%C3%A7%C3%A3o%20chinesa%20no%20Brasil,drag%C3%A3o%20e%20outras%20atividades%20festivas.


https://dynablack.wordpress.com/2020/02/26/filmes-exibidos-na-sessao-forca-total-bandeirantes-1992-1993/#:~:text=A%20sess%C3%A3o%20For%C3%A7a%20Total%20come%C3%A7ou,seu%20nome%20para%20Sess%C3%A3o%20Kickboxer.


Comentários (1)

Brener Pereira Borges

17 Abril, 2025
Esse jogo do Jackie Chan para PS1 é simplesmente sensacional! Muito divertido, vibe dos filmes do Jackie mesmo haha Ótimo post!

Deixe um comentário